quinta-feira, 13 de março de 2008

Influência árabe em Floriano



A INFLUÊNCIA ÁRABE NA CULTURA DE FLORIANO
CONHECENDO UM POUCO DA HISTÓRIA

É importante conhecermos um pouco mais sobre essa gente que faz parte de nossa cultura e que muito contribuiu para a formação de nossa sociedade.
Os árabes são um povo que conquistou de mansinho seu espaço em suas instalações, enquanto transmitiu e adaptou seus próprios hábitos e costumes para o nosso povo.
Segundo nossos historiadores, de todas as cidades piauienses, Floriano, é sem dúvida, a que mais tem prosperado sob o influxo da imigração árabe.
A denominação que os primeiros imigrantes árabes receberam quando aqui chegaram, foi de carcamanos, “não tinham nomes”, eram simplesmente os carcamanos.
Com o passar do tempo, o povo árabe, conseguiu marcar a nossa cidade e a fazer parte da sua história com suas tradições milenares com suas características marcantes como tolerância e perseverança.
Foi pelos meados de 1889, que o árabe, Antun Zarur chegou aqui vindo de Malulah, sua aldeia natal. Veio foragido de sua pátria por imposição de um governo tirano e atrás dele, vieram outros imigrantes como as famílias Kalume e Lobo.
Viajaram de navio, alguns para fugir de perseguição política, e outros por motivos econômicos. Chegaram com intenção de ganhar dinheiro e a grande maioria dedicou-se ao comércio, só alguns poucos é que se dedicou à agricultura.
Citamos aqui os nomes de alguns que ajudaram a fazer o progresso desta terra como:
Antun Zarur;
Assad Kalume;
Neme Salustiano;
Adala, Salime e Pedro Atem;
José, Felipe e Jacó Demes;
Calisto, Tufi e Adala Lobo;
Salomão, Hagem
David Mazuad;
Ahmad e Mamed Bucar;
David Kreit;
Salim e Salomão Atemal;
José Salim;
Elias Oka;
Elias Bonasser;
Abib e Adala Carnib;
Jorge Tajra;
Salomão e Dib Barguil;
José Lavrador;
João Frejat;
Nicolau Waquim;
Gabriel Zarur;
Moises e José Kinaer;
Alfredo Gaze;
Calisto Alefaf.

Nenhum comentário: